segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Borboletas (farfalle) com camarão e mascapone

Este prato é fácil e rápido de fazer e no entanto delicioso, não julguem que estou a exagerar, é mesmo surpreendente a combinação do mascapone com a massa e o camarão.
Quando o servi durante o
3º jantar virtual fez-se silêncio para logo depois se fazer ouvir um coro de “Hummms….”
Façam e aproveitem para namorar.



Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

Para dois

8 Camarões grandes descascados e limpos
(Reserve as cascas e cabeças para fazer o caldo de cozedura da massa)
250g de massa borboleta (farfalle)
½ Chávena de mascapone
1 Pitada (do tamanho que o orçamento permitir) de açafrão reduzido a pó
1 c chá de azeite
1 c sopa de manteiga
Sal, pimenta, paprika ou pimenta de caena, alho em pó

Fiz assim:

Com as cascas do camarão prepare um caldo aromático, coe e reserve.
Tempere o camarão com sal, pimenta, e umas gotas de limão, e frite-o em manteiga.
Coloque a massa a cozer no caldo que preparou.
Entretanto, numa tigela grande, bata o queijo com o açafrão até ficar com uma cor ligeira. Tempere de sal, pimenta, paprika e alho em pó e mexa muito bem.
Deite na tigela a massa cozida al-dente, regue com um fio de azeite, e envolva muito bem no molho de queijo.
Sirva no prato com o camarão por cima.

Notas:

Em vez de colocar o picante no molho de queijo, poderá fritar uma malagueta picada juntamente com o camarão.
Usei farfalle "salmon nero di sépia".

Ligeiramente adaptado do livro: “Afrodite” de Isabel Allende
Veja também:
Paella.

9 comentários:

  1. Hmmmmm... Que aspecto delicioso Marizé!
    Algo me diz que vai ser posto em prática ainda esta semana. Eheh.
    Obrigada pela partilha *

    ResponderEliminar
  2. Adoro essa massa, acho seu formato lindo!
    E o molho gruda tão bem nela...
    Deve ficar muito gostoso.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  3. Menina que delicia aqui essa massa preta é dificil de encontrar e quando encontro é tão cara, deve dar pra substituir pelo comum né?!
    Aqui você sumiu lá do blog, o que foi, tá com raiva de mim é? rsrs
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. oi Marize, td bem?
    estou com um pacote dessa massa aqui e preciso dar um jeito nela. como nao como mais gluten, acho queo arido vai amar essa versao com camaroes.

    beijnhos

    ResponderEliminar
  5. Olá marizé
    Passe lá no meu blog que tenho lá um selinho para lhe oferecer.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Vou seguramente experimentar este prato! O vosso blog já me inspirou várias receitas, muito obrigada! Se quiserem espreitar no meu, que comecei há pouco tempo...
    http://apetitesedietas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Fica lindo o contraste as cores! É pergeito para o jantar de 14 de Fevereiro, tens razão...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. molinho com mascarpone - interessante ;-)bejocas

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.