quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Creme de cenoura e aipo

Desde o início de Novembro que a lembrança do sabor de uma sopa de cenoura e aipo degustada numa tarde chuvosa e fria em Londres me perseguia.
Vejam a reportagem no
Gourmets Amadores, pois a Suzana assim como a Valentina reconfortaram-se tal como eu com esse sabor.
Dizia eu que me apetecia repetir a dose, mas claro que uma ida ao Reino Unido para já está fora de questão, por isso lancei-me em ensaios culinários e cá está um creme o mais parecido possível com esse de que vos falo.



Usei:

2 c sopa de azeite
1 Chalota picada
2 Cenouras descascadas e cortadas em pedaços
1 Talo de aipo com rama cortado em fatias
2 Chávenas de caldo de legumes
½ Chávena de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Fiz assim:

Aqueça o azeite numa panela não muito grande e sobre lume médio alto.
Refogue a chalota até estar macia, junte a cenoura e o aipo, mexa e deixe cozinhar tapado durante mais ou menos 5 minutos.
Refresque com o vinho, mexa e deixe evaporar.
Junte o caldo e deixe fervilhar 15 minutos.
Reduza a puré, acerte a consistência com mais caldo, se necessário e tempere de sal e pimenta.
Sirva bem quente.

Notas:

Sirva este creme com tostas de pão de centeio com sementes e alcaravia.
O aipo depois de limpo e de retiradas as guias, pode ser congelado, estando assim sempre à mão para sopas e caldos.

Veja também: creme de ervilhas com funcho.

17 comentários:

  1. que rico cremezinho,o meu gonçalito vai adorar,jinhosssssss

    ResponderEliminar
  2. olá....
    gosto muito do teu blog, das receitas,da apresentacao, mas se me permites, deixou aqui um conselho, se poderes faz um indice... pois sera mais facil para consultar....
    hoje estou a procura de uma receita de frango..
    bjs
    cris
    perdidosemafrica

    ResponderEliminar
  3. ai este creme de cenoura esta a abrir-me o apetite eu adoro cenoura e sopinha feita com elas.
    maravilha vou experimentar esta com aipo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Marizé querida, aprendi mais uma valiosa informação com você. Sempre usei aipo (aqui chamado de salsão) no salpicão de frango (salada), e adoro, tanto o aroma como o gosto dele... mas nunca me passou pela cabeça usá-lo numa sopinha... adorei sua sopa, e certamente vou testá-la em casa. Adoro sopa de cenoura, e aromatizada com o aipo, deve ficar deliciosa.
    Obrigada por mais este precioso ensinamento.
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  6. Olá Marizé, esse creme deve ser uma delícia. E a cor então??? Está de saltar aos olhos. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. se é sopa eu como sem hesitar.
    confesso que não utilizo muito o aipo na minha cozinha, tenho que começar a usar mais.

    ResponderEliminar
  8. Oh amiga, não podes imaginar o que esta sopa traz de boas memórias!! O Sr. Provador passa a vida a falar da dita e a lembrar-se como tu identificaste todos os ingredientes sem pestanejar!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de cremes, esta coloração da cenoura saiu especial.Fico imaginando o sabor do aipo...

    ResponderEliminar
  10. Cada creme e sopinha deliciosos que você tem feito hein!
    Adorei a cor... kisss^^

    ResponderEliminar
  11. O aipo dá um sabor excelente às sopas.Esse creme não é excepção!
    Bela aparência!
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito do sabor fresco que o aipo deixa nos cozinhados. Por incrível que pareça ainda não o experimentei na sopa. Ficou com optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  13. Gostei demais dessa receita. Vou pesquisar só o que é chalota.

    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  14. Nunca usei aipo nos meus cozinhados. Não se usava na casa de minha Mãe e só mais tarde ouvi falar. Sei que tem propriedades valiosas para a nossa alimentação, mas uma vez achei que tinha um aroma tão intenso que devia ficar enjoativo na comida...é o que faz a ignorância! Tenho mesmo que experimentar! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo blog.
    Descobri o aipo há pouquissimo tempo e apaixonei-me pelo sabor, pelo cheiro, pela frescura... Maravilhoso em salada.
    Sobram-se sempre as folhas e alguns talos com os quais não sei o que fazer.
    Fiquei super admirada com a possibilidade de o congelar. Mas precisava de saber:
    O que são as guias do aipo que devem ser retiradas??
    Parabens!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  16. Ana Paula: Obrigada pela visita e simpáticas palavras.

    As guias que devem ser tiradas do aipo estão nos caules mais grossos e são visiveis quando se cortam junto à raiz, devem depois puxar-se com a ajuda de uma faca e desta maneira desprendem-se facilmente.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. O aipo é também uma excelente fonte de vitamina C, uma vitamina que ajuda a suportar o sistema imunitário - www.i-legumes.com/aipo.html
    O aipo tem imensas propriedades curativas e é muito gostoso na comida.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.