segunda-feira, 9 de março de 2009

Batatas panadas

Ou batatas meio fritas meio cozidas como a minha mãe lhes chama e pelas quais eu era completamente louca quando era criança.
Desde que eu me lembro de ser gente que a minha mãe faz sempre estas batatas a acompanhar carne estufada eu por outro lado e embora goste muito raramente as faço, porquê? Porque evito os fritos, porque batatas não são o meu acompanhamento preferido, e porque estava meia esquecida delas.
Aqui fica então o registo desta memória de infância com um beijo enorme para a minha mãe que tanto me ensinou e incentivou.





Usei:

6 Batatas médias
3 Ovos
½ Chávena de farinha
Sal q.b.
Óleo para fritar


Fiz assim:

Descasque e corte as batatas em rodelas grossas.
Coza-as em água temperada de sal de maneira a ficarem cozidas mas firmes.
Bata os ovos num prato fundo, e noutro prato coloque a farinha.
Passe as rodelas de batata pela farinha e depois pelo ovo batido e frite em óleo quente (190º) até dourarem, vire e deixe dourar do outro lado.
Retire com um escumadeira e escorra muito bem sobre papel absorvente.

Notas:

Escolha batatas que não sejam farinhentas, na dúvida de que as batatas possam não manter a forma após a cozedura, coza-as apenas cortadas ao meio no sentido da largura, deixe arrefecer completamente e corte-as apenas depois de bem frias.

Veja também: Batatinhas salteadas.

7 comentários:

  1. Não conhecia esta maneira de fazer batatas, olhando para a foto não diria que são batatas, mas tem óptimo aspecto.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. ficam tão boas não ficam,adoro fazer assim,jinhosss

    ResponderEliminar
  3. Olha que giras! Mais uma maneira de comer batatas!

    ResponderEliminar
  4. Isto é muuuuito bom...adorei...benditas mães!!!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, as batatas são o meu acompanhamento favorito :) Bem boas estas!

    ResponderEliminar
  6. Que sucesso. Receitinha mais que anotada.

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindas! Minha mãe também faz umas batatas parecidas. Eu nunca fiz também, não faço fritura em casa, rsrs. Mas essa batata valeria a pena.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.