terça-feira, 31 de março de 2009

Projecto Y - 5º jantar virtual

“… Arte, criação, liberdade!”
È assim que o
Luís encerra o texto com que em Fevereiro apresentou à blogosfera o Y5, e foi com este texto na mão que eu fui para a cozinha mas nem uma só vez mais olhei para ele, pois por aquilo que conheço do seu autor, a melhor maneira de o interpretar seria criando e no final degustar…

O mote foi: “Quem vai ao mar, avia-se em terra”
Vamos então a mais um menu Y, como já perceberam desta vez indicado pelo
Luís, e à mesa esteve também o Eduardo.

Aperitivo

Carpaccio de vitela marinhado



Foi o acordar dos sentidos para o que viria logo a seguir…

Entrada

Creme de inhame com mascapone e camarão


O aveludado da terra com o aroma do mar!

Prato de peixe

Atum au foie-gras de pato




Para dois ingredientes perfeitos nada mais a acrescentar.
O foi-gras providenciou a gordura e o tempero, e mais não foi preciso.

Prato de carne

Magret Tonnato


O pato estava confitado mas mesmo assim não perdeu a grandeza apenas a partilhou com o molho de malaguetas e vinagre balsâmico.

Sobremesa

Ovos celestes montados em agar de três Portos



Os Portos foram dois, o branco transformou-se em taça que recebeu uma meia esfera do seu parente rubi, e a esfera completa do doce de ovos e noz envolvida numa capa estaladiça de açúcar em ponto de caramelo.

...........................................

Foi este o Y5, que marcou também o meu regresso à cozinha depois de uma (muito) longa ausência por motivos profissionais.

Obrigada aos colegas Y’s que comigo jantaram e que tão boa companhia me tem proporcionado.

5 comentários:

  1. clap, clap, clap, belas interpretações de uma ementa excelente. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. É assim que um autor se deve sentir quando vê a sua obra interpretada e reinventada pela sensibilidade e virtuosismo do executante.

    Orgulhoso, grato e emocionado. Assim fiquei após este "concerto". Obrigado Marizé!

    ResponderEliminar
  3. Me uno ao Cupido nos aplausos. Tudo muito bem definido e fotografado. Um verdadeiro espetáculo, tanto que o próprio maestro, o Luís também aplaudiu.
    Se bem que nesse quesito, você é hour-concours!
    Grato pela companhia e aguardo novas experiências!
    Abs.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marizé
    Andava a procura de receitas de pasta de caril e encontrei-te no Google, mas por alguma razão desconhecida o teu Blog não me deixou comentar no post indicado.
    Tens aqui receitas bem boas e com uma excelente apresentação.
    Parabéns pelo teu trabalho x

    ResponderEliminar
  5. Eu quero o creme de inhame.
    Deve ser tão bom!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.