segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Risoni de ervilhas e hortelã-pimenta


Diferente e delicioso!
Este acompanhamento que se desvia do que normalmente estamos habituados é surpreendente.
Usei hortelã-pimenta, uma das novidades do meu jardim, graças ao meu amigo M. que ainda é mais maluquinho por aromáticas que eu.
A massa risoni, mais conhecida entre nós por “pevidinha” é uma massa que desta maneira nos lembra um arroz, (daí o seu nome), o que abre uma infinidade de combinações diferentes.





Usei:

1 Chávena de ervilhas
1 Chávena de risoni (massa pevide)
2 Dentes de alho esmagados
Sumo de ½ limão
½ Chávena de folhas de hortelã-pimenta
2 c sopa de manteiga
Sal

Fiz assim:

Coza as ervilhas em água temperada de sal, escorra e reserve.
À parte coza a massa seguindo as indicações da embalagem ou até ficar al-dente.
Escorra, volte a colocar no tacho e junte a manteiga, o alho e o sumo de limão, envolva e junte depois as ervilhas.
Leve de novo a lume forte durante 2 minutos, mexendo sempre. Junte a hortelã picada fina e sirva.

Notas:

Respeite o tempo de cozedura indicado na embalagem para que não corra o risco da massa ficar demasiado cozida ou dura.

Usei ervilhas congeladas, pois acho que as ervilhas pré cozidas enlatadas tem o sabor alterado, no entanto o uso destas fica ao critério de cada um.
Ligeiramente adaptado de Donna Hay magazine nº 46

4 comentários:

  1. Marizé, um acompanhamento mesmo ao meu gosto. Adoro ervilhas e hortelã. E para as miudas é óptimo, pois o risoni é fácil de comer e fica bem atractivo com as "bolinhas" verdes :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não explorei essa versatilidade do risoni, que habitualmente vai directamente para a sopa. Mas já ando com ideias de experimentar há imenso tempo. Esta sugestão é excelente, pois as ervilhas ficam a matar com hortelã-pimenta.

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Rosini... muito interessante...ainda mais interessante o uso da hortelã pimenta... Muito bem!

    ResponderEliminar
  4. eu de facto esta massa so usei para canjinha:-)
    bom estou a verq ue tenho auqi um excelente acompanhamento
    gostei

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.